Novo sistema do CAR estará funcionando em fevereiro, afirma Fávaro

A previsão, segundo a Sema, é que o sistema esteja em pleno funcionamento em maio de 2017
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

O processo de análise dos 112 mil imóveis inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) terá início em fevereiro. O sistema, que estava sob responsabilidade do Serviço Florestal Brasileiro, volta a ser comandado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

De acordo com o vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, o novo sistema encontra-se em fase avançada e a migração para o mesmo será automática, não necessitando o produtor refazer a inscrição.

Durante entrevista à rádio Mega FM, na última sexta-feira, 20 de janeiro, Fávaro salientou que apenas com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado é que o produtor poderá acessar o Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Fávaro ainda explicou que através de filtros automáticos o sistema estadual irá apontar para o usuário/produtor o que está inconsistente no cadastro e o que necessita ser retificado.

Ao assumir a Sema em abril de 2016 Fávaro solicitou que um estudo fosse realizado quanto ao Cadastro Ambiental Rural diante as inúmeras reclamações verificadas envolvendo o procedimento de regularização ambiental das propriedades rurais. Através de dispensa de licitação, com orientação e acompanhamento da PGE e da Empresa Mato-grossense de Tecnologia de Informação (MTI), uma empresa de geotecnologia foi contratada.

Mais de R$ 7,1 milhões foram investidos em ferramentas de tecnologia da informação, incluindo O CAR e o PRA. O recurso é proveniente do Termo de Compromisso assinado com a Copel Usina Hidrelétrica Teles Pires (UHE Colíder).

A previsão, segundo a Sema, é que o sistema esteja em pleno funcionamento em maio de 2017.