Número de bovinos abatidos mais jovens tem quinto aumento em Mato Grosso

Indea tornou disponíveis os dados de abate de bovinos referentes ao último mês de 2016
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) tornou disponíveis os dados de abate de bovinos referentes ao último mês de 2016, podendo, assim, realizar-se um “apanhado” do ano que se passou. No Estado, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), já se observa há alguns anos uma tendência em abater animais com menos de 36 meses. Já é o quinto aumento consecutivo na participação desses animais no abate mato-grossense, representando, em 2016, 63,02% do total abatido.

Conforme o instituto, ao se relacionar a idade desses animais com o peso médio da carcaça, observa-se um bovino que está sendo abatido cada vez mais pesado, e mais jovem, visto que o peso médio da carcaça vem aumentando desde 2011. “Isso mostra que, mesmo em um ano o preço da arroba do boi gordo se manteve estável, os produtores estão investindo em tecnificação e aperfeiçoando condições de manejo, visando a melhores resultados da porteira para dentro”.

Em 2011, 54% dos bovinos abatidos no Estado tinham menos de 36 meses. Este número era pouco superior a 30% em 2006, segundo o Imea.