Nutrição adequada é caminho para maior lucratividade, aponta pesquisador

Nutrição adequada foi tema da palestra de abertura da 10ª edição do programa realizado pela Acrimat em Pontes e Lacerda.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Melhorar a rentabilidade do pecuarista por meio da adequada nutrição animal em todas as fases da produção foi o tema de abertura do Acrimat em Ação, que reuniu dezenas de produtores na sexta-feira (28), no Sindicato Rural de Pontes e Lacerda. O programa é realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e está completando 10 anos de “estrada”.

De acordo com o doutor em zootecnia, Flávio Dutra, “o pasto é que manda na propriedade”. Ter uma pastagem bem manejada, aliado a uma suplementação adequada é o segredo para um animal mais pesado em menos tempo, o que garante menos custo e maior rentabilidade. Sua palestra atende ao tema escolhido para a edição do Acrimat em Ação: Pecuária de corte de sucesso – um caminho sem volta.

Segundo o projeto idealizado pelo zootecnista “Boi 777”, o pasto, aliado à suplementação, faz com que o pecuarista encurte o ciclo de produção e produza animais com melhor rendimento de carcaça.

Ainda de acordo com o pesquisador, existem tecnologias simples que estão à disposição, entretanto, é preciso que o pecuarista busque informação e formas de melhorar o desenvolvimento do rebanho. “O processo de produção com bons resultados começa na barriga da vaca”, afirmou ele.

O presidente da Acrimat, Oswaldo Ribeiro, reforçou que uma das principais funções da Associação é levar conhecimento ao pecuarista para que ele possa melhorar o rendimento da propriedade. “Esse é o objetivo do Acrimat em Ação”.

O pecuarista e representante da Acrimat na região de Pontes e Lacerda, Nilmar Mioto, considerou que as informações compartilhadas no evento contribuem para com os criadores locais. “O evento torna a informação mais acessível aos criadores da região. Seria bom se fosse realizado mais de uma vez por ano”, comentou ele.

VILA BELA

Com cerca de 950 mil cabeças de gado, Vila Bela da Santíssima Trindade foi o segundo município a receber o Acrimat em Ação, no sábado (29), durante a Rota 1 a ser percorrida pelo programa. O evento ainda estará, na primeira etapa, nos municípios de Poconé (02), Rio Branco (03) e São José dos Quatro Marcos (04). O encerramento da primeira rota ocorre em Cáceres, nos dias 6 e 7 de março.

A Acrimat representa o setor que detém o maior rebanho bovino do Brasil: são mais de 30 milhões de cabeças. Mato Grosso é ainda o maior produtor de carne, com 1,28 milhões de toneladas. Nesse contexto, a Acrimat promove o evento com o formato de circuito com palestras que levam ao debate, conhecimento, troca de informações com temas de relevância à bovinocultura de corte.

Ao longo de três meses, a equipe técnica da Acrimat também faz o trabalho de levantamento e coleta de dados, captando as necessidades específicas de cada região visitada. Para esta edição, a expectativa é de que as palestras sejam assistidas por mais de 5 mil pessoas.