Entre as novidades da 53ª Exposição Agropecuária (Expoagro) de Cuiabá – que será realizada entre os dias 7 e 16 de julho no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro – está a realização do Shopping de Bovinos, no qual poderão ser negociados animais de diversas raças como Nelore, Girolando e Caracu.
A estimativa é de que sejam gerados R$ 4 milhões com as vendas. O Shopping de Bovinos será realizado entre os dias 10 e 14 de julho, e faz parte da programação oficial da 53ª Expoagro, uma das maiores feiras de agronegócio do país.
Diferentemente do que acontece em um leilão tradicional, que tem um formato instantâneo, no Shopping de Bovinos os vendedores e compradores têm a oportunidade de negociar cada animal com prazo e preços variáveis.
O diretor-técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco de Sales Manzi, explica que entre as vantagens do shopping está a possibilidade de o vendedor negociar o melhor preço diretamente com o comprador. “Será uma excelente oportunidade de realizar bons negócios, considerando que se trata de animais de ótima procedência e qualidade”, enfatiza.
O presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT), Mário Roberto Candia de Figueiredo, ressalta que o Shopping de Bovinos é uma modalidade mais econômica que o leilão, pois as negociações são realizadas de forma direta e simples entre quem quer comprar e os vendedores. “O comprador poderá analisar o produto de forma direta e conhecer os animais de maneira mais detalhada”, explica.
O vice-presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, enfatiza que a inovação na Expoagro vai facilitar o fechamento de negócios, já que fomenta as negociações livres. “O vendedor e o comprador terão um tempo maior para apresentar e conhecer os animais, respectivamente, o que favorece as negociações”.
COMO PARTICIPAR
Os vendedores poderão ofertar animais machos ou fêmeas de qualquer raça de corte ou de leite, com idade entre 18 e 42 meses. Os animais reprodutores deverão conter exames obrigatórios e Registro Genealógico de Nascimento (RGN), Registro Definitivo de Nascimento (RGD) ou Certificado Especial de Inspeção e Produção (CEIP).
A recomendação é que os animais estejam costeados – acostumados com o manejo, para evitar que fiquem estressados nos currais – em bom estado corporal e livres de ectoparasitas, que são os parasitas que instalam por fora do corpo do animal como carrapatos.
Os animais também precisam estar em dia com as vacinas, entre as quais Brucelose, Tuberculose, conforme exigência do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e exame andrológico para os reprodutores.
PROGRAMAÇÃO – Os animais chegarão ao Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, onde será realizada a 53ª Expoagro, entre os dias 10 e 11 de julho de 2017, e sairão do parque no dia 14 de julho, ou após serem comercializados.
Cada vendedor pagará uma taxa de R$ 250 por animal no ato de inscrição. Já a comissão, que é paga pelo comprador, será de 5% sobre o valor negociado por animal no ato da venda. A estimativa é de que sejam negociados pelo menos 300 animais.
MAIS INFORMAÇÕES – Os vendedores que tiverem interesse em ofertar animais no Shopping de Bovinos podem entrar em contato com Sandra Regina pelo telefone: (65) 9 9963-1589 ou pelo e-mail neloremt@terra.com.br