Palestrantes desfazem mitos e mostram o lado inovador do agronegócio durante último dia do Acricorte

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O segundo e último dia da programação do Acricorte 2022 reuniu um time de palestrantes renomados. O destaque ficou por conta da relações públicas e influencer agro, Camila Telles, que lotou o auditório do Cenarium Rural, em Cuiabá.

Famosa por seus vídeos no Instagram combatendo as inverdades que são ditas sobre o agronegócio brasileiro, Camila engajou a plateia com seu conteúdo voltado à comunicação. “Tudo começou com uma paródia, em 2019, que ganhou proporções gigantescas. E foi o ponto de virada na minha carreira, quando descobri o meu propósito: usar a minha experiência na área de relações públicas e marketing, juntamente com o fato de eu ser filha de produtores, para comunicar o que muitos veem, mas poucos conhecem, sobre o agro do nosso País”, disse.

Foto: Jefferson Eduardo

De lá pra cá, muita coisa aconteceu na carreira da influencer, que foi eleita, ano passado, como uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio pela revista Forbes. “Parece que o meu sucesso começou ontem, mas não é verdade. Desde a minha adolescência eu faço palestras, defendo o setor junto ao público ‘não agro’. E uma das primeiras entidades que acreditou no meu projeto foi a Acrimat. Portanto, o recado que eu quero deixar, na Acricorte, é: sejam agentes da verdade sobre o nosso agro, usem as ferramentas que vocês tiverem para comunicar. Só assim conseguiremos chegar aos diferentes tipos de públicos e desmitificar coisas como, ‘nós não plantamos e nem comemos veneno; ‘a solução para os problemas ambientais não está em parar de comer carne’; ‘o agronegócio não é o vilão do País’. Pelo contrário, somos geradores de emprego, renda e desenvolvimento social e precisamos ter orgulho disso”, ressaltou Camila.

Uma das estratégias que a embaixadora do agro usa é a comunicação com jovens. “Eles têm o desafio de continuar o legado dos pais, precisamos capacita-los para isso, despertar o sentimento de orgulho e pertencimento ao nosso setor, precisamos engaja-los”, frisou. Neste contexto, a influencer destacou algumas iniciativas que estão sendo realizadas por outras pessoas, como o projeto ‘De olho no material escolar’, também presente na Acricorte.

Na opinião da pecuarista Izabele Figueiredo, de 34 anos, segunda geração da fazenda Capão de Angico, localizada em Poconé, o Acricorte trouxe um conteúdo enriquecedor para os produtores. “Ainda mais pra mim, que estou começando a participar mais de perto dos negócios. Foi muito bom vir num evento como esse. Saio daqui levando um pouquinho de cada palestra, de cada informação, para dentro dos negócios”, frisou a jovem.

Além da comunicação, o segundo dia de palestras trouxe novamente para o centro o tema da inovação, com o mentor de startups, diretor de inovação e autor de livros, Allan Costa. Segundo o especialista, muitos acham que inovação só diz respeito à tecnologia. “Quem inova não é a tecnologia, mas sim as pessoas. Por isso, precisamos ter uma mentalidade aberta e atenta às transformações e a mudança de comportamento no mundo”, disse o palestrante.

Foto: Jefferson Eduardo

Pecuária e mudanças climáticas

A sustentabilidade também foi amplamente debatida e cada um dos palestrantes presentes no evento pontuou algo sobre esse tema, vital nos dias atuais para a atividade agropecuária. O ex-secretário de Clima e de Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente e pecuarista, Eduardo Lunardelli, trouxe um panorama sobre como andam os acordos internacionais voltados às mudanças climáticas, iniciativas em prol do pagamento por serviços ambientais, mercado de carbono e como o pecuária pode aproveitar as oportunidades dentro desse assunto.

“Infelizmente, esse tema se tornou algo mais para confundir a cabeça do produtor e transitar interesses econômicos do que efetivamente defender a sustentabilidade. Por isso, é importante disseminar informação e conhecimento sobre como a nossa agropecuária tem sido imbatível no quesito de mitigação dos gases de efeito estufa e contribuído muito na pauta das mudanças climáticas”, afirmou Lunardelli.

Foto: Jefferson Eduardo

O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, reforçou que somente com mobilização os produtores de Mato Grosso conseguirão fazer justiça e mostrar a grande produção de alimentos sustentável que é praticada aqui. Penido fez um resumo de como andam as ações do Imac em prol da rastreabilidade, uma pauta acompanhada de perto pelos mercados consumidores, em especial o europeu e o chinês. “Já temos 85% dos abates realizados no estado rastreados, mas o desafio agora é implementar algo no indireto, ou seja, no criador de bezerro”, disse.

Pecuária 10.0

Já o professor e doutor, Marcos Fava Neves, um dos especialistas mais renomados na área de planejamento e estratégias empresariais para o agronegócio, apresentou ao público o que ele chama de Pecuária 10.0. Uma lista de 10 pontos principais que o produtor deve ficar atento: 1) mercado global, demanda e consumo; 2) diferenciação do produto; 3) iniciativas ambientais; 4) gestão; 5) tecnologia; 6) imagem; 7) substitutos, como os produtos à base de plantas; 8) coordenação, que envolve desde a governação da propriedade, rastreabilidade e a participação em associações; 9) social e por último o item 10) resultados, ou seja, lucro e rentabilidade do negócio.

Carne não é vilã da saúde

Na área da saúde, o cardiologista e doutor Iran Castro, desmistificou a informação de que a carne é um dos vilões da saúde do coração. Com um currículo extenso na área, com publicações e diversos títulos, o especialista enfatizou que a carne traz muito mais benefícios à saúde do que malefícios. “A carne auxilia no aumento da massa muscular e no desenvolvimento do cérebro. Há inúmeros fatores que influenciam e podem levar ao desenvolvimento de doenças coronárias, colocar a responsabilidade disso somente na carne é errado. O que faz mal à saúde é ter uma alimentação com excessos, como o consumo de sal exagerado”, explicou doutor Iran. 

Foto: Jefferson Eduardo

Palestras – Durante o Acricorte, os participantes puderam conferir palestras com os principais nomes ligados à pecuária, que abordaram assuntos inerentes à bovinocultura de corte, economia, mercado, tecnologia, inovação, comunicação, sustentabilidade e saúde.

Os palestrantes presentes em 2022 foram: Arthur Igreja, Sérgio Pflanzer, Evaristo Miranda, José Vasconcelos, Wagner Pires, Marcos Fava, Camila Telles, Allan Costa, Eduardo Lunardelli, Iran Castro e Caio Penido.