Pecuaristas da região oeste participam da 1ª rota do ‘Acrimat em Ação’

Em uma semana, quase 900 produtores foram mobilizados no maior evento da pecuária de corte em Mato Grosso
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A primeira rota do “Acrimat em Ação 2017” reuniu 866 pecuaristas em seis municípios da região oeste de Mato Grosso. O maior evento da pecuária de corte no Estado traz este ano o tema “Mercado pecuário: como transformar desafios em oportunidades” e apresenta aos participantes a importância do planejamento estratégico e da gestão eficiente para atingir resultados positivos. Na próxima sexta-feira (24), tem início a segunda rota, em Brasnorte.

Com o mercado consumidor cada vez mais exigente, o produtor precisa melhorar a qualidade da carne, ao mesmo tempo em reduz custo e aumenta a produção. Para isso, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), idealizadora e realizadora do evento, convidou a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (Cepea), Mariane Crespolini, para apresentar aos pecuaristas a importância da gestão adequada para garantia de rentabilidade.

A palestrante mostra aos participantes que o mercado consumidor da carne é crescente no mundo, mas que para atender esta demanda é preciso planejamento para melhorar a produtividade, reduzir custo e tornar o produto mato-grossense competitivo.

O pecuarista Cristóvão Afonso da Silva participou da palestra em Poconé e fala sobre a importância da informação para a atividade. “Antes, o sucesso dependia de terra, capital e trabalho. Hoje, sem informação, na disso adianta. A palestra trouxe exatamente o que se tem discutido atualmente, que é como permanecer na atividade e melhorar a rentabilidade do negócio”, resume Cristóvão.

O pecuarista de Pontes e Lacerda, Túlio Roncalli, diz que mais de 180 pessoas participaram do evento no seu município, o que mostra o interesse do pecuarista em melhorar a atividade. “O desafio da pecuária é a permanência no setor com lucratividade e para isso é indispensável a gestão. E vimos aqui que o pecuarista quer se qualificar e a Acrimat tem proporcionado isso”.

O vice-presidente da Acrimat e representante da entidade em Cáceres, Amarildo Merotti, destaca a importância do evento para a pecuária mato-grossense e a consolidação do “Acrimat em Ação”. “Reunimos 165 produtores em Cáceres, pessoas que estão produzindo riquezas e que buscam informação para melhorar resultados”.

Este ano, é esperada a participação de cinco mil pecuaristas em todas as rotas, o que representa pelo menos 70% do rebanho do Estado. Para isso, a equipe do Acrimat em Ação percorre 31 municípios durante cinco rotas. São duas em março, duas em abril e uma em junho. A cada retorno, a equipe técnica da Acrimat faz um relatório com as principais demandas de cada região visitada e inicia um trabalho em busca de soluções aos problemas identificados.

Cristiano Alvarenga, de Vila Bela da Santíssima Trindade, destaca que além de contribuir para a atualização do pecuarista, a Acrimat também atua como representante e porta-voz. “A Acrimat cumpre sua função ao ouvir o produtor e apresentar soluções para os problemas que enfrentamos no dia a dia”.

O presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, destaca que o “Acrimat em Ação” é um dos principais programas da pecuária de corte do país justamente porque vai até o produtor, levando informações e fazendo um panorama do setor para desenvolver políticas de fomento à atividade. “Em todas as edições, a Acrimat conseguiu desenvolver projetos e ações para atender o produtor e promover a pecuária de corte. De demandas de logística à atendimento técnico, buscou viabilizar a produção em todas as regiões”.

Parceria

O “Acrimat em Ação 2017” conta com a parceria de empresas e entidades que acreditam que o conhecimento é indispensável para o desenvolvimento econômico e social. Em 2017,  o evento tem quatro parceiros. São eles Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Concessionárias Trescinco e Ariel, Ouro Fino Saúde Animal e CRI Genética.

Rotas

A partir da próxima semana começa a segunda rota. No dia 24 de março o evento será realizado em Brasnorte (24.03), depois Juara (25.03), Aripuanã (27.03), Colniza (28.03), Cotriguaçu (29.03), Castanheira (30.03) e Juína (31.01).

A Rota 3 passa por Vila Rica (05.04), Ribeirão Cascalheira (06.04), Canarana (07.04), Cocalinho (08.04), Água Boa (10.04), Barra do Garças (11.04). Ainda em abril, a Rota 4 contempla Barra do Bugres (24.04), São José do Rio Claro (25.04), Tabaporã (26.04), Marcelândia (27.04) e Sinop (28.04).

A última rota acontece em junho e visitará Guarantã do Norte (05.06), Colíder (06.06), Apiacás (07.06), Nova Bandeirantes (08.06), Nova Monte Verde (09.06) e Alta Floresta (10.06).