A primeira rota do “Acrimat em Ação 2017” reuniu 866 pecuaristas em seis municípios da região oeste de Mato Grosso. O maior evento da pecuária de corte no Estado traz este ano o tema “Mercado pecuário: como transformar desafios em oportunidades” e apresenta aos participantes a importância do planejamento estratégico e da gestão eficiente para atingir resultados positivos. Na próxima sexta-feira (24), tem início a segunda rota, em Brasnorte.
Com o mercado consumidor cada vez mais exigente, o produtor precisa melhorar a qualidade da carne, ao mesmo tempo em reduz custo e aumenta a produção. Para isso, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), idealizadora e realizadora do evento, convidou a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada (Cepea), Mariane Crespolini, para apresentar aos pecuaristas a importância da gestão adequada para garantia de rentabilidade.
A palestrante mostra aos participantes que o mercado consumidor da carne é crescente no mundo, mas que para atender esta demanda é preciso planejamento para melhorar a produtividade, reduzir custo e tornar o produto mato-grossense competitivo.
O pecuarista Cristóvão Afonso da Silva participou da palestra em Poconé e fala sobre a importância da informação para a atividade. “Antes, o sucesso dependia de terra, capital e trabalho. Hoje, sem informação, na disso adianta. A palestra trouxe exatamente o que se tem discutido atualmente, que é como permanecer na atividade e melhorar a rentabilidade do negócio”, resume Cristóvão.
O pecuarista de Pontes e Lacerda, Túlio Roncalli, diz que mais de 180 pessoas participaram do evento no seu município, o que mostra o interesse do pecuarista em melhorar a atividade. “O desafio da pecuária é a permanência no setor com lucratividade e para isso é indispensável a gestão. E vimos aqui que o pecuarista quer se qualificar e a Acrimat tem proporcionado isso”.
O vice-presidente da Acrimat e representante da entidade em Cáceres, Amarildo Merotti, destaca a importância do evento para a pecuária mato-grossense e a consolidação do “Acrimat em Ação”. “Reunimos 165 produtores em Cáceres, pessoas que estão produzindo riquezas e que buscam informação para melhorar resultados”.
Este ano, é esperada a participação de cinco mil pecuaristas em todas as rotas, o que representa pelo menos 70% do rebanho do Estado. Para isso, a equipe do Acrimat em Ação percorre 31 municípios durante cinco rotas. São duas em março, duas em abril e uma em junho. A cada retorno, a equipe técnica da Acrimat faz um relatório com as principais demandas de cada região visitada e inicia um trabalho em busca de soluções aos problemas identificados.
Cristiano Alvarenga, de Vila Bela da Santíssima Trindade, destaca que além de contribuir para a atualização do pecuarista, a Acrimat também atua como representante e porta-voz. “A Acrimat cumpre sua função ao ouvir o produtor e apresentar soluções para os problemas que enfrentamos no dia a dia”.
O presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, destaca que o “Acrimat em Ação” é um dos principais programas da pecuária de corte do país justamente porque vai até o produtor, levando informações e fazendo um panorama do setor para desenvolver políticas de fomento à atividade. “Em todas as edições, a Acrimat conseguiu desenvolver projetos e ações para atender o produtor e promover a pecuária de corte. De demandas de logística à atendimento técnico, buscou viabilizar a produção em todas as regiões”.
Parceria
O “Acrimat em Ação 2017” conta com a parceria de empresas e entidades que acreditam que o conhecimento é indispensável para o desenvolvimento econômico e social. Em 2017, o evento tem quatro parceiros. São eles Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Concessionárias Trescinco e Ariel, Ouro Fino Saúde Animal e CRI Genética.
Rotas
A partir da próxima semana começa a segunda rota. No dia 24 de março o evento será realizado em Brasnorte (24.03), depois Juara (25.03), Aripuanã (27.03), Colniza (28.03), Cotriguaçu (29.03), Castanheira (30.03) e Juína (31.01).
A Rota 3 passa por Vila Rica (05.04), Ribeirão Cascalheira (06.04), Canarana (07.04), Cocalinho (08.04), Água Boa (10.04), Barra do Garças (11.04). Ainda em abril, a Rota 4 contempla Barra do Bugres (24.04), São José do Rio Claro (25.04), Tabaporã (26.04), Marcelândia (27.04) e Sinop (28.04).
A última rota acontece em junho e visitará Guarantã do Norte (05.06), Colíder (06.06), Apiacás (07.06), Nova Bandeirantes (08.06), Nova Monte Verde (09.06) e Alta Floresta (10.06).