Pecuaristas superam ano desafiador e garantem produção de carne a todos os brasileiros

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um ano marcado por variações no mercado da carne ocasionadas pela estiagem, alta dos custos de produção, queda no preço da arroba e até suspensão temporária das exportações. Assim foi o 2021 dos pecuaristas que se superaram e garantiram a produção de carne bovina a todo os brasileiros.

O ano começou com elevadas cotações na arroba do boi gordo e exportações que continuaram em patamares recordes até o mês de setembro, com um volume 8,87%, acima do registrado no mesmo período de 2020, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Um cenário satisfatório para os produtores.

No entanto, diante da confirmação do caso atípico da “vaca louca”, a China deixou de importar carne brasileira e os embarques reduziram 82,48% no comparativo da soma dos meses de outubro e novembro do ano passado ante o mesmo período de 2021. Situação que pressionou as cotações no mercado interno e ocasionou a alta volatilidade na arroba do boi.

Somados a este cenário, os desafios ocasionados pela alta nos custos de suplementação do rebanho, aquisição de animais e manutenção da pastagem também pressionaram a atividade da bovinocultura de corte, de acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Ribeiro Júnior.

“Esse foi um ano de muitos desafios e dificuldades. Ainda estamos sentindo os efeitos da pandemia em toda a economia mundial, com escassez de produtos, levando ao aumento importante dos preços dos nossos insumos e, consequentemente, dos nossos custos. Enfrentamos também o terceiro ano seguido de estiagem prolongada, dificultando ainda mais nossa produção. Mas o pecuarista deve se sentir orgulhoso por produzir e não deixar faltar alimento na mesa dos brasileiros e de milhões de pessoas mundo afora”, afirmou.

E o segredo para superar um ano de muitas oscilações na atividade pecuária, segundo Oswaldo Ribeiro, foi o trabalho diário, incansável, de sol a sol. Com isso, os pecuárias conseguiram manter a produção e a oferta de carne bovina no mercado interno, além de garantir as exportações para outros compradores da proteína brasileira, como Estados Unidos e países do sudeste asiático.

“Independentemente de qualquer coisa que aconteceu, continuamos trabalhando. A pecuária não é uma atividade de especulação. Tudo o que acontece hoje, nós fizemos há 4 ou 5 anos. Os animais que foram ofertados hoje já foram programados anteriormente. Não há como especular na pecuária. Então, apesar de todos os problemas políticos, econômicos, sociais e ambientais que enfrentamos todo dia, o balanço é positivo”, disse o presidente da Acrimat.

A expectativa agora é de que o cenário se torne mais favorável ao produtor e as cotações dentro da porteira voltem a se valorizar, especialmente, em razão da retomada das exportações pela China, anunciada no último dia 15. O país asiático é um dos principais compradores da carne bovina mato-grossense.

“Há poucos dias recebemos a boa notícia de que a China suspendeu o bloqueio da nossa carne. Com isso, temos a expectativa de melhores preços e maior demanda do nosso produto. No final das contas, apesar de tudo que passamos, acreditamos que foi um ano positivo. A Acrimat se orgulha muito de poder representar essa classe que muito dignifica o país”, encerrou o presidente Oswaldo Ribeiro Júnior.