Pesquisa Embrapa avalia fêmeas nelore em MT

Cento e sessenta novilhas serão distribuídas e avaliadas em quatro diferentes sistemas produtivos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop, MT) estão iniciando uma nova etapa nas pesquisas com pecuária de corte em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Após avaliar por três anos o ganho de peso de machos, os trabalhos agora serão direcionados a acompanhar novilhas da raça nelore.

A pesquisa é realizada por meio de uma parceria entre a Embrapa e as Associações de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e do Norte de Mato Grosso (Acrinorte). A Acrimat ajuda no custeio da manutenção do rebanho, já a Acrinorte fornece os animais, que são cedidos temporariamente por pecuaristas associados.

Ao todo, serão 160 novilhas de aproximadamente um ano de idade. Elas serão divididas em lotes e distribuídas em quatro diferentes sistemas. Um é a pecuária convencional, que servirá como comparativo para o estudo. Outro é a integração lavoura-pecuária, onde a pastagem de Brachiaria brizantha cv. Marandu é intercalada de dois em dois anos com lavoura de soja na safra e milho com braquiária na safrinha. Também serão avaliados animais em sistema silvipastoril, com renques triplos de eucalipto, e em sistema agrossilvipastoril, com renques simples e triplos de eucalipto e alternância entre lavoura e pecuária a cada dois anos.

De acordo com o pesquisador e coordenador do trabalho, Luciano Lopes, as novilhas serão inseminadas no meio do ano e o objetivo é comparar os animais nos diferentes sistemas produtivos e entender qual deles é mais favorável para fazer a cria.

“Pelas pesquisas já realizadas, sabemos que o renque simples tem maior vantagem do ponto de vista de produção de forrageira, mas o renque triplo tem uma condição mais sombreada. Talvez para a fêmea, do ponto de vista reprodutivo, seja mais interessante. É algo que precisamos avaliar”, explica Luciano.

Neste trabalho, pesquisadores da Embrapa e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desenvolverão avaliações para diferentes características e indicadores.

“Vamos avaliar a precocidade sexual desses animais, depois a fase reprodutiva em si, com parâmetros como a quantidade de hormônios e comportamento sexual desses animais. No futuro, depois que os animais parirem, acompanharemos desde o parto até a desmama dos bezerros”, explica Luciano Lopes.

A pesquisa também envolverá ações com uso de drones com sensores embarcados e posterior processamento das imagens como forma de levantamento da área de cobertura da forrageira e do volume de biomassa produzido.

Proximidade com o setor produtivo

O experimento em que as pesquisas serão feitas é o maior com sistemas ILPF conduzido pela Embrapa. Instalado no fim de 2011, a base experimental é usada por uma equipe multidisciplinar que colhe dados de diferentes áreas do conhecimento, como qualidade do solo, ciclo de carbono, microclima, sanidade animal e vegetal, emissão de gases de efeito estufa, entre outros.

A realização das pesquisas com a pecuária em parceria com o setor produtivo é uma forma de aproximar os produtores dos inúmeros resultados obtidos neste experimento.

“Ao longo destes anos tem sido muito satisfatória a parceria com a Embrapa e, nesta nova etapa, certamente não será diferente. Com esse novo foco nos experimentos, esperamos que nossos pecuaristas possam ser contemplados com as novidades que forem trazidas e assim continuarmos sendo detentores do maior rebanho de gado do país”, afirma o presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares.

Para esta nova fase, quatro pecuaristas cederam animais. De acordo com o presidente da Acrinorte, Olvide Galina, o grande interesse dos associados em contribuir com a pesquisa fornecendo o gado é uma amostra do anseio pelos resultados.

“No caso das fêmeas, o pecuarista não tem conhecimento suficiente como já tem com os machos. A pesquisa com as fêmeas é mais interessante. Todos estão ansiosos, pois o produtor faz do jeito dele, mas não mensura. Não conseguimos medir na fazenda para ter os resultados das avaliações que a Embrapa terá. Agora saberemos qual a melhor forma de fazer a cria”, avalia Galina.

Associado da Acrinorte, o pecuarista Invaldo Weiss forneceu 40 novilhas para o experimento, o que faz com que a expectativa seja ainda maior. Ele poderá comparar os resultados da pesquisa da Embrapa com o desempenho de novilhas contemporâneas às que cedeu e são mantidas em área de integração lavoura-pecuária em sua propriedade no município de Santa Carmem (MT).

“Talvez não tenha grande diferença em ganho de carcaça, mas acho que a condição mais favorável dos sistemas com árvores poderá levantar o índice de prenhez. Novilhas desafiadas jovens têm um desempenho pior e a ILPF pode melhorar isso”, pondera Invaldo Weiss.