Prazeres da carne

EM PLENA QUARESMA, CUIABÁ E CHAPADA DOS GUIMARÃES RECEBEM O BEEF WEEK MT, QUE COMEÇA HOJE E VAI ATÉ DOMINGO, 12
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Difícil resistir aos prazeres da carne. Em plena Quaresma, período em que muitos católicos restringem o consumo desse tipo de proteína, Cuiabá e Chapada dos Guimarães sediam a Beef Week MT, que começa hoje, 7, e se estende até domingo, 12, com a participação de 14 estabelecimentos gastronômicos de Cuiabá e dois da Chapada dos Guimarães.

Em cada um deles será possível degustar pratos cujo ingrediente principal é a carne bovina e com preços que não ultrapassam R$ 50,00.

Entre os pratos, especialmente criados para o evento, alguns trabalham a carne de maneira mais explicita, valorizando cortes específicos, como é o caso do prime rib com arroz biro biro e galette de batatas, do Getúlio Grill; ou o t-bone com manteiga de tutano, geleia de cebola roxa, agrião e legumes assados, que será servido no Grand Toro Steakhouse; e ainda o flintstone com nhoque de abóbora defumada, cogumelos frescos, farofa de castanha-do-brasil, do Maluti Boteco e Bistrô.

A chef Adriana Costa, do Atmã, em Chapada dos Guimarães, também fez essa aposta ao lançar mão do prime rib que será grelhado e servido ao molho roti, batata doce caramelizada e queijo coalho assado acompanhado de arroz.

Outros empregam a carne de maneira mais sutil, caso do restaurante Flor Negra, onde a chef Ana Carolina Monhozo, investiu no nhoque de batata recheado com muçarela de búfala e regado a ragú de rabada.

Alguns clássicos aparecem tal e qual, como o filé à parmegiana, do Dom Sebastião; ou em releituras, como fez o chef Hugo Rodas, do Seu Majó, ao preparar uma lasanha de costela, bem no espírito da casa por ele comandada.

Técnicas de coocção tradicionais também foram trazidas. Assim, a Costola da Nona, do Pomodori Trattoria, tem cozimento longo em baixa temperatura da costela, depois servida com farofinha de alho, banana da terra frita, arroz branco e ovo frito com gema mole por cima.

A mesma linha seguiu o chef do Campo D’Ourique Bar Bistrô, Aécio Luiz Moreira, que preparou o brisket assado em baixa temperatura com molho da marinada, polenta cremosa e peperonata.

O clássico filé mignon alto grelhado foi a opção do Varadero Bar e Restô. A peça vem acompanhada de cebola caramelizada, crispy de couve, tutu de feijão, banana da terra assada e arroz da casa.

Na onda do hambúrguer, o Rock Burger faz sua versão de fraldinha com 180g de carne, acompanhada de búfala crocante, molho de tomate quentinho, manjericão e maionese de azeitona preta.

Promovida pelo Terraviva Eventos, em conjunto com a Acrimat -Associação dos Criadores de Mato Grosso, com o apoio da Abrasel -Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/MT e da Cervejaria Louvada, a Beef Week festeja a carne bovina e oferece aos consumidores uma experiência gastronômica que valoriza as iniciativas da cadeia produtiva da pecuária.

A iniciativa faz parte da programação da InterCorte, que ocorre em Cuiabá nos dias 8 e 9, reunindo profissionais da cadeia produtiva da carne em palestras e em uma feira tecnológica do segmento.

Para o presidente da Acrimat, Marco Tulio Duarte Soares, a Beef Week divulga e incentiva ainda mais o consumo da carne matogrossense.

Já o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Mato Grosso – Abrasel MT – Fernando Medeiros, associa o evento ao turismo gastronômico. “As casas participantes desenvolveram pratos criativos e inovadores, que valorizam a carne mato-grossense e a gastronomia local”, ressalta.

A primeira edição da Beef Week foi realizada em 2016 em Cuiabá, com a participação de sete restaurantes. Ainda no ano passado, a iniciativa ocorreu em São Paulo, com a participação de 12 restaurantes vitrines, como Pobre Juan, Varanda Grill e Barbacoa, entre outros, além de seis lojas de carne; e em Campo Grande, com 40 restaurantes da capital e de Bonito.

O evento faz parte do movimento #SomosdaCarne, que nasceu para valorizar as iniciativas da cadeia produtiva e melhorar a visão que se tem a respeito tanto por quem produz como por quem consome.

Participam da Beef Week 2017 em Mato Grosso, os restaurantes Mahalo, Varadero, Seu Majó, Rock Burguer, Meats Grill, Cozinha dos Fundos, Getúlio Grill, Campo D’Ourique, Dom Sebastião, Jimmy Burguer, Acácia, Grand Toro, Flor Negra e Espetaria Celeiro, em Cuiabá, além do Pomodori Trattoria e Atmã, na Chapada.