Presidente da Acrimat destaca importância da Expoagro para o setor produtivo e para a cultura de Cuiabá

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O diretor-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, participou da solenidade de abertura da 54ª Expoagro, realizada na noite de segunda-feira (04.07), no Parque de Exposição em Cuiabá.

Na ocasião, ele destacou a importância da retomada do evento para o fortalecimento do setor do agronegócio na Capital e em todo o Estado.

O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Cuiabá e foi retomado após cinco anos de sua última edição, ocorrida em 2017. Desta vez, a Expoagro conta com o apoio da Acrimat, que foi a entidade responsável por organizar o evento por muitos anos.

Para Oswaldo Pereira, a retomada da Expoagro é um importante passo para novamente colocar Cuiabá na rota do agronegócio, pois é uma oportunidade de a sociedade conhecer melhor a atividade pecuária e todo o setor produtivo de Mato Grosso.

Fotógrafo: Júlio Rocha

Além disso, a Expoagro estimula a economia local e já faz parte do calendário de eventos culturais e da história da Capital, segundo o diretor-presidente da Acrimat.

“Cuiabá é a representante deste Estado e tem que ser o centro das atenções e não pode ficar de fora desse circuito de crescimento, desta onda que vem chegando. O Brasil fornece alimento para o mundo e o nosso Estado,  potência agroambiental,  ajuda a carregar o Brasil nas costas neste momento. Ainda tem muito a crescer, mas já somos capazes de mostrar que podemos colocar comida na mesa dos brasileiros e de todo mundo. E isso é motivo de orgulho para todos nós”, disse Oswaldo Pereira.

Fotógrafo: Júlio Rocha

Ainda segundo o presidente, a Expoagro também é uma oportunidade para desmistificar muitas das inverdades das quais o segmento do agronegócio, em especial a pecuária, é vítima. Por essa razão, a Acrimat vai promover dentro da Expoagro uma palestra que apresenta os resultados dos projetos de pecuária sustentável, coordenados pela associação.

A palestra vai abordar o andamento dos projetos de Produção Sustentável de Bezerros e da Fazenda Pantaneira Sustentável, que são realizados com o objetivo de  melhorar a eficiência e produtividade dentro das propriedades, garantir melhor renda para todos os agentes da cadeia da carne, além de assegurar a proteção ambiental nos municípios onde são executados.

“Sabemos que a pecuária é um setor muito criticado – e temos que ficar nos defendendo a toda hora, a todo o momento, de fake news. Mas hoje nós paramos de ficar nos defendendo e estamos mostrando argumentos, embasados na ciência, com a Embrapa, com as tecnologias, para mostrar que temos números que demonstram que a pecuária é sustentável e que Mato Grosso é um estado agroambiental. É importante que Cuiabá continue sendo a capital social, econômica e física desse Estado – e a Expoagro nos ajuda neste sentido” concluiu Oswaldo Pereira.

Além de representantes da Acrimat, participaram da abertura da 54ª Expoagro produtores rurais, presidentes de sindicatos rurais, entidades de classe das cadeias agrícolas, políticos e autoridades do Estado.

Programação – Programação – A 54ª edição da Expoagro segue até o dia 10 de julho e traz informação, diversão e bons negócios. Estão previstos debates sobre as principais cadeias produtivas do agronegócio, shows, feiras, provas de laço e de hipismo, rodeios e muito mais. Veja a programação completa aqui.

Fotógrafo: Júlio Rocha