Presidente da Acrimat é empossado com missão de superar os desafios com o novo governo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O médico e pecuarista Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior tomou posse como diretor-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), para a gestão do triênio 2023-2025, com a missão de, segundo ele, unir a cadeia produtiva da carne bovina para superar os novos desafios que se apresentam para o setor diante de um novo governo federal.

Ele foi reconduzido ao cargo durante cerimônia de posse realizada em Cuiabá na última sexta-feira (20.01). Além dele como presidente, também foram empossados os demais membros da diretoria executiva, além do conselho fiscal e conselho de representantes regionais.

Foto: Jefferson Eduardo

Durante a cerimônia de posse, Oswaldo Ribeiro destacou a relevância dos trabalhos da entidade e a necessidade de fortalecer ainda mais o setor diante do momento de muitas transformações pelas quais passa o Brasil – e do receio de um novo Governo e de eventual ruptura de políticas públicas voltadas para o agronegócio.

“Vivemos momentos de muita incerteza, de muitas mudanças e vislumbramos muitos desafios pela frente. E é somente a união de todos os elos dessa grande cadeia produtiva é que nos fará superá-los.”, disse.

Ainda segundo Oswaldo, é necessário que toda a sociedade compreenda não somente o papel da Acrimat, mas também do produtor rural, para que o Brasil continue cada vez mais forte e reconhecido como uma grande potência agroambiental.

“Produzimos com qualidade e consciência ambiental. Ao mesmo tempo, criamos um legado positivo e duradouro. Por isso, precisamos ser olhados com respeito, tanto pelas autoridades governamentais, quanto na sociedade civil. Não somos inimigos: somos parceiros que necessitam ser tratados como se tratam amigos”, reforçou Oswaldo Ribeiro.

Foto: Jefferson Eduardo

A Acrimat é uma entidade representativa, sem fins lucrativos, que atua em todo Mato Grosso há 52 anos em defesa da atividade da pecuária de corte, segmento de grande relevância para o Estado, pois Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do Brasil.

São aproximadamente 32 milhões de cabeças de gado, o que faz do segmento referência em produção e comercialização de carne bovina no Brasil e no mundo.

“Precisamos que os governos, nas esferas municipal, estadual e federal, não sejam entraves ao nosso trabalho de produzir. Que sejam facilitadores do desenvolvimento, proporcionando segurança jurídica e estabilidade socioambiental. Somente assim conseguiremos continuar cumprindo nossa missão, que é produzir alimentos saudáveis e em abundância. A Acrimat está preparada para continuar cobrando e defendendo o produtor”, afirmou o presidente da Acrimat.

Também presente no evento, o novo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Sebastião Tomain, reforçou a importância do produtor rural, de políticas públicas alinhadas com as necessidades do setor e da união de toda a cadeia produtiva.

Presidente da Famato, Vilmondes Sebastião Tomain

“A fala do Oswaldo mostra muito bem o que o produtor faz, a responsabilidade que ele tem de produzir, a responsabilidade que ele tem de preservar e nem todos os momentos nós somos reconhecidos dessa forma. Tem hora que a gente tem que saber falar bem de nós mesmos. Tanta gente fala mal de nós. Mas, com as associações, que representam cada cadeia produtiva, juntamente com a federação, que representa todos os produtores, nós podemos ir longe”, concluiu.

Estiveram presentes também no evento os representantes do Governo do Estado, deputados estaduais e federais, além de membros das entidades do agronegócio mato-grossense.

Confira a composição da nova diretoria aqui.

Confira o discurso de Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior

Texto: Assessoria de Imprensa da Acrimat  / Foto: Jefferson Eduardo 

Veja mais fotos do evento: