Presidente da Acrimat participa de evento e reforça parceria com Embrapa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O diretor-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, participou na noite de quarta-feira (22.06) da abertura do evento Famato Embrapa Show e reforçou as parcerias que a associação possui com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para pesquisas voltadas à cadeia produtiva da carne.

Realizado no Cenarium Rural, em Cuiabá, o evento reúne cerca de 60 profissionais, entre pesquisadores e analistas de transferência de tecnologia, que apresentam mais de 60 soluções, aplicativos, equipamentos, produtos, cultivares e protocolos de produção desenvolvidos pela Embrapa. Também estão presentes os produtores rurais, presidentes de sindicatos rurais, entidades de classe das cadeias agrícolas, políticos e autoridades do Estado.

Durante a abertura do evento, Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior reforçou a importância de eventos como o Famato Embrapa Show para a integração das entidades representativas e associativistas, como a Acrimat, na promoção e divulgação pesquisas em sintonia com as demandas do mercado.

Além disso, Oswaldo ressaltou a relevância do trabalho da Embrapa para apoiar a cadeia produtiva da carne e possibilitar maior eficiência e sustentabilidade no campo. A Embrapa é a principal empresa referência em pesquisa agropecuária no país.

“A Acrimat parabeniza a iniciativa da Famato em mostrar o que as várias unidades da Embrapa estão fazendo em termos de pesquisa e inovação. Fazer uma vitrine tecnológica dos principais trabalhos da Embrapa significa aproximar a ciência da sociedade e, principalmente, dos produtores rurais”, afirmou Oswaldo Pereira, que possui assento como membro do Comitê Assessor Externo da Embrapa unidade Gado de Corte, em Mato Grosso do Sul (MS).

Além de participação na Embrapa Gado de Corte, a Acrimat possui um acordo de cooperação com a Embrapa unidade Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), para pesquisas sobre a pecuária de corte em sistemas integrados. O foco é na emissão dos gases de efeito estufa e o sequestro de carbono pela pastagem e árvores.

Novas pesquisas com o foco na produção sustentável, que hoje é uma pauta mundial e uma tendência a ser adotada por todos os produtores rurais, também devem ser realizadas por meio de novas parcerias.

“Acreditamos que a pesquisa deva ser direcionada para as necessidades do produtor e do mercado, trazendo inovação e competitividade ao Brasil e ao agronegócio. Devemos muito à Embrapa pelo desenvolvimento do Cerrado brasileiro. E a Acrimat se orgulha de ser parceira de algumas unidades da Embrapa em vários projetos de pesquisa relacionados a pecuária, meio ambiente e sustentabilidade”, concluiu Oswaldo Pereira.

Famato Embrapa Show – A programação técnica do Famato Embrapa Show conta com painéis de debate compostos por palestras e momento para perguntas e respostas.

Alguns temas receberam destaque na programação devido ao seu caráter estratégico para o futuro do agro mato-grossense. São eles: solos sustentáveis, agroenergia, sistemas integrados de produção e manejo integrado de pragas.

O evento se encerra na sexta-feira (24.06) e a programação completa está disponível aqui.