Primeiro dia do Acrimat em Ação reúne uma centena de pecuaristas em Poconé

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) realizou na noite dessa quarta-feira (08.02), na cidade de Poconé, a abertura da 11ª edição do Acrimat em Ação, considerado o maior programa itinerante da pecuária de corte mato-grossense.

Uma centena de pecuaristas, profissionais do setor, representantes do Sindicato Rural e entidades do agronegócio estiveram presentes no evento, que vai percorrer, ao todo, 30 municípios de Mato Grosso, levando informações técnicas e de qualidade sobre a atividade pecuária.

Na abertura, o diretor-presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, destacou a importância que a cidade de Poconé tem para a pecuária do Estado e agradeceu o empenho de todos os pecuaristas que, sempre ativos, participam das ações da entidade e ajudam no fortalecimento da cadeia da carne.

“A gente tem muito carinho por Poconé e região. A Acrimat tem uma parceria muito grande com a região e defende os problemas do Pantanal, defende a as demandas daqui. E nós temos uma consideração muito grande. Por isso eu quero agradecer a presença de todos os pecuaristas aqui hoje”, afirmou.

Segundo Oswaldo, o cenário que a pecuária vive hoje – com mudanças no governo federal, baixas na arroba e aumento do custo dos insumos, por exemplo – foi fator preponderante para que a escolha do tema desta edição do Acrimat em Ação.  Neste ano, o circuito de palestras tratará sobre “O que realmente importa para ter lucro na pecuária”.

“Na crise, temos que repensar os investimentos, repensar os nossos custos, fazer mais contas e, para isso, trouxemos o palestrante hoje. Nós nos preocupamos muito com a gestão da comunidade, com a gestão da fazenda. Então, hoje a nossa preocupação maior foi trazer essa informação para vocês, sobre a gestão da propriedade e como ter um maior rendimento, principalmente numa época de crise”, afirmou.

A palestra foi realizada por Maurício Piona, graduado em medicina veterinária, mestre em produção animal e especialista em gestão agropecuária. Ele realiza treinamentos e palestras sobre produção animal e gerenciamento de processos e pessoas, voltados para o resultado produtivo e financeiro das fazendas.

Na palestra, Piona destacou a importância de o pecuarista seguir os pilares de um negócio lucrativo: planejamento, gestão, profissionais capacitados, boa comunicação e um projeto de produção que seja possível executar, além da capacidade de mensurar a evolução financeira da propriedade. “A gestão começa dentro de casa”, acrescentou Maurício Piona.

E claro que o assunto agradou os participantes. O pecuarista pantaneiro Alcides Caetano Martins, reforçou a importância de se discutir o assunto, especialmente para ele, que já está na atividade pecuária há mais de 40 anos.

“Excelente a iniciativa. Muito bom. É uma reunião em que nós podemos interagir com outros produtores e também com o palestrante. Inclusive, foi muito boa a palestra. Achei excelente. Essa iniciativa só tem a somar para nós, neste momento que estamos vivendo da pecuária, que é difícil. O Acrimat em Ação vem para nos dar um incentivo para continuar na atividade”, disse.

Rota 1 – Além da cidade de Poconé, outros cinco municípios da região Oeste também receberão o circuito de palestras do Acrimat em Ação. São eles: Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres, Rio Branco e São José dos Quatro Marcos. Eles integram a Rota 1 do Acrimat em Ação, que acontecerá entre os dias 8 e 16 de fevereiro.

 O Acrimat em Ação conta com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e FS Bioenergia.

Veja as cidades por onde o Acrimat em Ação passará:

Saiba mais sobre as rotas do Acrimat em Ação 2023

Veja mais sobre as edições anteriores

Texto: Assessoria de Imprensa da Acrimat

Foto: Acrimat