Seis dos nove municípios que estão recebendo o Acrimat em Ação nesta semana, estão entre os 20 maiores rebanhos de Mato Grosso. Juara, Juína, Colniza, Aripuanã, Brasnorte e Castanheira, somando tem um rebanho com mais de quatro milhões de cabeças de gado. Os dados são do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
O evento realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), está na 3ª rota nesta 11ª edição. O primeiro município a receber foi São José do Rio Claro, na quinta-feira (23), que abriu as portas para mais de cem pecuaristas e interessados no assunto. Já na sexta-feira (24), foi a vez de Brasnorte, que recebeu cerca de 150 pessoas. O município conta com um plantel de mais de meio milhão de cabeças.
No sábado (25), foi a vez de Juína, município que ocupa a 4º posição no ranking mato-grossense. Cerca de 300 pessoas participaram do Acrimat em Ação. O evento contou com pecuaristas, profissionais da área e estudantes do ramo. Para o criador Jorge Basílio, o evento já faz parte do calendário da região.
“Por ser o maior evento de gado de corte do Estado, o pessoal da região aguarda ansiosamente a chegada do Acrimat em Ação. É importante porque o pecuarista sai com a mente voltada para algumas mudanças que poderão ser aplicas na propriedade, aumentando a lucratividade”, destaca o produtor.
Com o tema “O que realmente importa para ter lucro na pecuária”, o palestrante Antônio Chaker, graduado em zootecnia e mestre em produção animal, trouxe exemplos práticos de como aumentar o lucro da porteira para dentro.
“Destacamos por exemplo, como que podemos passar por esse cenário de baixa de valores, melhorando a eficiência no campo e tendo alta lucratividade na venda de gado”, destaca Chaker.
A terceira rota do Acrimat em Ação continua e nesta segunda-feira (27), o evento acontece no balneário Oásis, às 19 horas em Aripuanã. O palestrante é Maurício Piona, graduado em medicina veterinária, mestre em produção animal e especialista em gestão agropecuária. Ele realiza treinamentos e palestras sobre produção animal e gerenciamento de processos e pessoas voltados para o resultado produtivo e financeiro das fazendas.
O evento percorrerá ainda, Colniza, Juruena, Castanheira, Tabaporã, finalizando em Juara. A quarta e última rota será entre os dias 12 e 19 de abril.