Programa de Produção Sustentável de Bezerros avança

Nesta nova fase do Programa, os pecuaristas assistidos recebem orientações sobre manejo, instalações da propriedade, cuidados com pastagem, análise do rebanho, entre outros.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As equipes do Programa Produção Sustentável de Bezerros iniciaram o trabalho de assistência técnica em 80 fazendas produtoras de gado de corte, em Mato Grosso. As propriedades estão entre as 205 que já passaram pela etapa de diagnóstico, iniciada em marco deste ano. Nesta nova fase do Programa, os pecuaristas assistidos recebem orientações sobre manejo, instalações da propriedade, cuidados com pastagem, análise do rebanho, entre outros outras.

O Programa Produção Sustentável de Bezerros é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Mato Grosso, da Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e do Grupo da Fundação Carrefour, e vai atender 300 fazendas que estão localizadas nos municípios de Gaúcha do Norte e Paranatinga, além de Ribeirão Cascalheira.

Cada município contemplado possui uma equipe composta por técnicos da Acrimat, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e da Associação dos Profissionais da Pecuária Sustentável (APPS), além de importante apoio dos Sindicatos Rurais. De acordo com o coordenador do Programa e consultor da Acrimat, Amado de Oliveira, foi feita uma força-tarefa para que o maior número de propriedades pudesse ser inserido na nova fase.

“O retorno tem sido satisfatório, pois a receptividade dos produtores tem sido muito positiva. Hoje eles vêem que há possibilidade de aumento da produtividade dos seus rebanhos. Sem dúvidas, foi uma decisão acertada da diretoria da Acrimat selar essa parceria tão importante para a produção de gado de corte de Mato Grosso, especialmente buscando a produção sustentável no segmento de cria”, afirma o coordenador.

Ele cita que nas fazendas onde a assistência técnica já teve início também há esclarecimentos e orientações quanto às questões relacionadas ao Sistema Nacional Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR) – sistema eletrônico destinado à integração e ao gerenciamento de informações ambientais dos imóveis rurais -, e às questões fundiárias.

“O Programa é uma conquista para o setor e uma demonstração de como a Acrimat tem se preocupado em levar informação e qualificação aos nossos associados. O Termo de Adesão firmado com eles é totalmente sem custo e contempla uma vasta oferta de serviços voltados para a melhoria do rebanho. Estamos contentes e animados com o andamento dos trabalhos e as parcerias firmadas”, disse o presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares.