“Programa mostrou que temos potencial para crescer”, diz pecuarista

“O programa é excelente, e como engenheiro e pesquisador, sempre falei da necessidade de termos acompanhamento técnico que nos ensine o que fazer..."
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“A importância da assistência técnica é mostrar o que podemos fazer para melhorar nossa vida, e o programa de produção sustentável de bezerros mostrou que nosso município tem um potencial que desconhecíamos”. A análise é do pecuarista Arceli Cláudio Ortolan, um dos 58 produtores de Ribeirão Cascalheiras assistidos pelo projeto da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), intitulado “Produção Sustentável de Bezerros”.

Formado em engenheiro florestal, Ortolan participa da fase de reuniões de avaliação e de encerramento de atividades do projeto, criado em parceria com a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), organização sem fins lucrativos que reúne empresas, organizações da sociedade civil e governos em parcerias público-privadas para transformar mercados; e Grupo Carrefour, empresa privada que atua no ramo de distribuição de alimentos, com operação em 638 pontos de vendas, o programa está em fase de avaliação.

Arceli Cláudio Ortolan

“O programa é excelente, e como engenheiro e pesquisador, sempre falei da necessidade de termos acompanhamento técnico que nos ensine o que fazer, na hora certa, em temas de extrema importância para a pecuária como a correção de solo”, destaca Ortolan, que aproveita o encontro para ressaltar: “esta iniciativa, de levar orientação para o produtor, é fundamental para podermos continuar vivendo da atividade”.

Mas para Adriano Viecili, outro pecuarista de Ribeirão, o destaque é a gratuidade das análises feitas pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), outra importante parceria do programa. “A vantagem da análise do solo, feita de forma gratuita para o pequeno e médio pecuarista que participam do projeto, é essencial; pois não temos capital para pagar os laboratórios sempre que precisamos de seus serviços”. Viecili lembra que certa vez pagou R$ 12 mil pelo serviço de análise de 380 hectares.

Adriano Viecili

“A correção de solo é algo crucial para gente crescer, e saber como fazer, quando fazer, ter todas estas informações, é o que precisamos, e esta iniciativa tem mostrado que somos capazes, que podemos ampliar nosso negócio e melhorar nossas vidas”, completa o produtor rural.

E melhoria de vida é o foco do IDH, como explica o especialista em pecuária da organização, Ivens Domingos. “A melhoria de vida vem quando capacitamos estes produtores, quando oferecemos a eles ferramentas de conhecimento que possibilitam produzir mais e melhor, e o conhecimento leva ao aumento de produção, que leva à melhoria de renda, que por sua vez, gera uma melhoria de vida do pecuarista”.

Programação

Coordenador do programa, o consultor técnico da Acrimat, Amado de Oliveira, informa que a fase de avaliação do projeto termina no dia 12 de dezembro. “Hoje realizamos a primeira reunião de avaliação e de encerramento de atividades do projeto, no Sindicato Rural de Ribeirão Cascalheira; e amanhã a reunião se dá no sindicato de Gaúcha do Norte. O ciclo de reuniões termina em Paranatinga, no dia 12. Os envolvidos se encontram na Câmara de Vereadores do município, também das 9 às 12 horas”.