Projetos voltados para pecuária sustentável são destaques na 54ª Expoagro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os projetos “Produção Sustentável de Bezerros” e “Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS)”, realizados em Mato Grosso sob a coordenação da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), foram destaque no Fórum das Cadeias Produtivas, realizado na 54° Expoagro, no Parque de Exposição em Cuiabá.

Ambos os projetos têm o objetivo de oferecer aos produtores de carne de Mato Grosso ferramentas que permitam melhorar os resultados do segmento da cria, nos aspectos econômicos, ambientais e sociais.

“A Acrimat tem 50 anos e cuida do pequeno pecuarista, do produtor e tem uma preocupação geral com tudo o que acontece no meio ambiente e envolve a pecuária. Nossos projetos sustentáveis são desenvolvidos em vários municípios de Mato Grosso. Somos o maior estado agroambiental do país. Isso para nós é motivo de orgulho”, afirmou o diretor-presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior.

O projeto “Produção Sustentável de Bezerros” foi apresentado pelo economista e consultor da Acrimat, Amado de Oliveira Filho. Além da Acrimat, o projeto é executado em parceria com o IDH e Grupo Carrefour.

Inicialmente, o “Produção Sustentável de Bezerros” foi implementado para atender as propriedades no Vale do Araguaia, nas cidades de Gaúcha do Norte, Paranatinga e Ribeirão Cascalheira, além das fazendas dos municípios de Poxoréu e de Cáceres, que também integram o projeto.

Porém, em razão de seus bons resultados, também foi iniciado em Cáceres, para apoiar pecuaristas da região do Pantanal na transição de propriedades produtoras de bezerros de baixa tecnologia para alta performance, a fim de melhorar a qualidade dos bezerros produzidos.

Além disso, a intenção é viabilizar a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), aumentar a produtividade dentro da propriedade e, assim, garantir melhor renda para todos os agentes da cadeia. “Nós queremos ser o estado campeão de produção de arroba de gado por hectare, no lugar de quantidade de cabeças”, expôs Amado de Oliveira.

Já o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) foi apresentado pela diretora-técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Lucélia Avi.

O FPS é uma ferramenta desenvolvida para medir o grau de sustentabilidade da atividade pecuária na região do Pantanal de forma sistêmica e com indicadores diversos. A partir desse diagnóstico, é possível identificar desafios e fragilidades da fazenda e, assim, auxiliar os produtores rurais em tomadas de decisões mais assertivas, por uma produção sustentável e eficiente.

O projeto conta com a parceria da Acrimat, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sindicatos Rurais e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).