A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) foi registrada oficialmente da Câmara dos Deputados nessa segunda-feira, dia 25. A cada quatro anos, com a troca dos eleitos, o ritual se repete no Congresso. São 227 membros atualmente: 195 deputados federais e 32 senadores compõem a bancada ruralista. No ano passado, o grupo tinha 265 participantes. O número deve aumentar ao longo do tempo, pois qualquer parlamentar pode ingressar quando quiser. O site oficial da frente, aliás, já mostra o número total de integrantes de 233.
O registro foi feito agora devido à posse oficial de Alceu Moreira (MDB/RS) na presidência da FPA, realizada na terça-feira passada, dia 19.
Já são 28 frentes parlamentares registradas este ano. A maior é a da Segurança Pública, com 300 integrantes. Em seguida estão a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, com 244 membros, e a Frente Parlamentar Mista da Medicina, com 237 deputados e senadores. Destaque também para a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva de Reciclagem no Brasil, com 230 participantes, e a Frente Parlamentar da Primeira Infância, que tem o mesmo número da FPA.
O que são frentes parlamentares?
Segundo informações do site da Câmara dos Deputados, as frentes são associações de parlamentares de vários partidos para debater sobre determinado tema de interesse da sociedade. Para que seja constituída, a frente parlamentar deve registrar um requerimento, contendo:
- Composição de pelo menos um terço de membros do Poder Legislativo;
- Indicação do nome da Frente Parlamentar; e
- Representante responsável por prestar as informações.