O II Encontro de Produtores Rurais do projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS), realizado com o apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), acontece na sexta-feira (26.11), das 8h às 12h30, e vai apresentar os resultados já obtidos com o projeto. O encontro será em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo YouTube e participação presencial apenas dos participantes do projeto e produtores rurais.
A Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) é um projeto piloto criado para auxiliar produtores rurais do bioma Pantanal de Mato Grosso a se desenvolverem economicamente na região e de forma sustentável. O evento vai tratar do andamento e evolução do projeto, diagnóstico das propriedades participantes, metodologias de pesquisas, políticas públicas da região pantaneira, aptidão produtiva das fazendas, indicadores, entre outros.
Na programação constam palestras com pesquisadores da Embrapa e lideranças do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Confira programação completa abaixo.
O projeto – Além da Acrimat, coordenam o projeto da Fazenda Pantaneira Sustentável a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Embrapa Pantanal. O projeto também conta com a parceria do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Sindicatos Rurais.
A Fazenda Pantaneira Sustentável começou em 2018 e terá duração de cinco anos. O projeto consiste em fazer diagnósticos ambientais, sociais e econômicos em cada uma das 15 propriedades rurais assistidas, localizadas nos municípios de Poconé, Cáceres, Rondonópolis, Itiquira e Barão de Melgaço.
Os trabalhos contam com um time de técnicos das entidades envolvidas que visitam as propriedades rurais periodicamente para fazer o levantamento das informações e orientam os produtores conforme as particularidades de cada fazenda.
O levantamento de dados é feito por meio de um software denominado FPS, desenvolvido pela Embrapa Pantanal, que possibilita acompanhar a evolução da sustentabilidade de cada propriedade. A ferramenta faz parte do projeto e funciona como uma espécie de raio-x da fazenda, indicando seus pontos fortes, fragilidades, potencial produtivo e alternativas para melhorar os resultados.
Site – Para dar mais visibilidade ao projeto e transparência nas ações, o Sistema Famato desenvolveu um site onde divulga matérias, fotos, histórico das propriedades, entre outras informações aqui: https://fps.sistemafamato.org.br/
Programação
—- Abertura
Fabiana Alves, coordenadora Geral de Mudanças do Clima e Agropecuária Sustentável da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Rural do Mapa
Adriana Regina Martin, diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa
Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, presidente da Acrimat
Normando Corral, presidente do Sistema Famato
—- Resultados preliminares da FPS em 2021
Emanuel Salgado, responsável pelo Custo de Produção da Pecuária do Imea
—- Etapas do projeto
Lucélia Avi, gestora do Núcleo Técnico da Famato
—- Manejo de Pastagem e Limpeza de Área no Bioma Pantanal
Walfrido Moraes Tomas, pesquisador da Embrapa
Sandra Aparecida Santos, pesquisadora da Embrapa
—- Limpeza de Área, Substituição de Pastagens e Legislação do Bioma Pantanal
Mauren Lazzaretti, secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema)