Segurança Alimentar é tema de abertura da Acricorte 2023

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A segurança alimentar é uma preocupação constante dos chefes de estado e de todas as nações. Este assunto abriu a programação do Acricorte 2023 nesta quinta-feira (18), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá-MT. O Acricorte é o maior evento da pecuária mato-grossense, promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

“Somos a pecuária forte de um país fraco disputando com a pecuária fraca de países fortes. Isso explica a natureza das nossas dificuldades. E explica que podemos olhar para o futuro com confiança e otimismo que seremos capazes de vencer”, disse o ex-ministro Aldo Rebelo, relator do Código Florestal Brasileiro, em sua palestra sobre a “Agropecuária brasileira na geopolítica da segurança alimentar”. 

Segundo Rabelo, a Organização das Nações Unidas (ONU) entende que o Brasil tem grande responsabilidade para suprir a demanda mundial de alimentos nos próximos anos.

“A maior responsabilidade virá do Brasil por três fatores principais: temos recursos naturais, conhecimento e recursos humanos”, elencou Rabelo.

Em relação aos recursos naturais, o ex-ministro exemplificou a terra apropriada para a produção agropecuária, água e clima favorável. O segundo fator reconhecido pela ONU é o conhecimento: “Só se faz agricultura com conhecimento e aqui temos a Embrapa para provar isso”.

O fator humano, conforme apontou o palestrante, é a capacidade de os produtores rurais produzirem com qualidade, responsabilidade e sustentabilidade. “Sem o fator humano não adianta ter área, nem técnica e se não tiver o produtor, o criador. Não tem como improvisar”, salientou.

O meio ambiente também foi destacado na palestra por ter se tornado, segundo Rabelo, uma agenda geopolítica, ou seja, “uma agenda de disputa de poder mundial”. 

O presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Junior, abordou o mesmo assunto em seu discurso de abertura do evento: “Entre os vários assuntos que nos atingem atualmente está a campanha difamatória que sofremos mundo afora e no Brasil por profissionais muito bem remunerados para nos desvalorizar e desvalorizar nossos produtos nos colocando em situação de inferioridade nas negociações, como se fôssemos criminosos ambientais. Essa narrativa é sustentada por muita gente dentro do próprio país”, disse o presidente.

Mesmo o setor agropecuário sendo responsável pela preservação de 62% da vegetação nativa no estado e ainda ter que lidar com as pressões ambientais de fora e de dentro do país, Aldo Rebelo afirmou que não olha para o futuro com pessimismo. “Eu olho para o futuro com confiança, porque o Brasil e o mundo precisam dessa atividade. Os contratempos serão enfrentados e serão passageiros. O que vai prevalecer é o interesse público e nacional da agropecuária do Brasil. O mundo dispõe de pouca gente para atender essa necessidade democrática: a democracia da segurança alimentar”, afirmou.

Acricorte 2023 – O evento começou nesta quinta-feira (18/05) e segue até sexta-feira (19/05) no Centro de Eventos do Pantanal. 

Mais de 2 mil pessoas, entre pecuaristas, profissionais do agro, associados, lideranças e autoridades públicas, participam desta terceira edição que também conta com 48 empresas expositoras.

O objetivo do Acricorte é ofertar conhecimento e tecnologia aos pecuaristas e promover o debate sobre sustentabilidade e modernização da cadeia produtiva da carne.

Este ano o evento conta com nove palestrantes renomados, trazendo temas como produção,  mercado, sustentabilidade, inovação, pastagem do futuro e tendências para o mercado da pecuária.

Mais informações acompanhe no site https://acrimat.org.br/portal/projeto/acricorte-2023-programacao/ e nas redes sociais (@acrimat.associação).

Assessoria Acrimat