Senado vai pautar vetos ao Funrural antes do prazo de adesão

Parlamentares pediram urgência na análise dos vetos presidenciais feitos na sanção da Lei que trata do Funrural
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A decisão aconteceu nesta quarta-feira (7), após reunião da vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), e demais membros com o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Parlamentares pediram urgência na análise dos vetos presidenciais feitos na sanção da Lei 13.606/2018 que trata do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). “Não posso pautar antes do dia 20 porque já tenho um acerto com o governo para não pautar nada. Mas vamos analisar os vetos no dia 22 de fevereiro”, disse o senador Eunício.

Tereza Cristina informou sobre a possibilidade de o Planalto publicar uma nova medida provisória com a ampliação do prazo de adesão ao programa, que vence no dia 28 de fevereiro. “Desde janeiro colocamos a dificuldade desta data tão próxima pela complexidade de cada produtor rural. O ministro Carlos Marun está ciente do pleito”, destacou.

O deputado Sérgio Souza (PMDB-PR) esclareceu que a bancada vai trabalhar pela derrubada dos vetos aos descontos de juros e multas, além da redução da alíquota de contribuição para pessoa jurídica. De acordo com o texto sancionado, apenas pessoas físicas terão redução de 40%. “É inadmissível que o produtor rural pague valores diferentes. Estamos falamos de produção agrícola, não pode ser diferente porque encarece o processo todo”, ressaltou.

Durante reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, ontem (6), o senador Lasier Martins (PSD-RS) apresentou requerimento que já havia protocolado na Presidência da República propondo mudanças. “Pedi a ampliação do prazo de adesão ao parcelamento de 28 de fevereiro para 30 de julho, a derrubada de três vetos e a publicação de uma nova medida provisória corrigindo a lei sancionada, assim como aconteceu em outros Refis”.