Sistema Famato leva painel de custo de produção ao interior de MT

Técnicos estão percorrendo mato Grosso nesta semana para fazer o levantamento do painel de custo de produção do Projeto Campo Futuro
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Técnicos do Sistema Famato estão percorrendo nesta semana municípios de Mato Grosso para fazer o levantamento do painel de custo de produção do Projeto Campo Futuro – Bovinocultura de Corte e de Agricultura. O painel é realizado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) em conjunto com o Sistema Famato e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, e conta com o apoio dos Sindicatos Rurais.

O objetivo é identificar o perfil dos sistemas produtivos de pecuária e agricultura em Mato Grosso, considerando o tipo de estrutura, manejos e os custos de produção. “A ideia é levantar, por região, informações estratégicas sobre custo de produção, mercado, viabilidade econômica, margem de lucro, rentabilidade, entre outros”, explicou o analista de pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos de Carvalho. A comitiva passou segunda-feira (23) pelo município de Nova Olímpia com o painel de custo de produção da cana-de-açúcar.

Na terça-feira (24) o painel de Bovinocultura de Corte está acontecendo em Vila Rica e segue na quinta-feira (26) para Água Boa e na sexta-feira (27) Barra do Garças, onde devem participar produtores rurais, técnicos e membros de cooperativas.

Na próxima semana, de 30 de julho a 3 de agosto, o Sistema Famato vai levar o painel de custo de produção do Projeto Campo Futuro – Agricultura (soja e milho) para os municípios de Sorriso, Sinop, Campo Novo do Parecis, Primavera do Leste e Querência, respectivamente.

Karine Machado explica que o projeto vai percorrer diferentes regiões de Mato Grosso para o levantamento das cadeias produtivas. Na região norte serão coletadas informações sobre as cadeias de soja e milho, principal atividade da região. Com as informações levantadas nos painéis, serão desenvolvidos indicadores com o custo de produção e rentabilidade das culturas agrícolas. “O Campo Futuro é uma excelente oportunidade para que os produtores aprendam na prática a elaborar seus orçamentos e a ter conhecimentos sobre os custos de produção de suas propriedades”, apontou Karine.

Em junho, o painel de custo de produção do Projeto Campo Futuro – Bovinocultura de Corte já esteve em Juína, Juara e Alta Floresta.

Campo Futuro – é um projeto promovido pela CNA e Senar em parceria com universidades e Centros de Pesquisa, além das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados.

 

Serviço

Painel de custo de produção do Projeto Campo Futuro – Bovinocultura de Corte

24/07/2018 – Sindicato Rural de Vila Rica

26/07/2018 – Sindicato Rural de Água Boa

27/07/2018 – Sindicato Rural de Barra do Garças

Painel de custo de produção do Projeto Campo Futuro – Agricultura

30/07/2018 – 13h30 – Sindicato Rural de Sorriso

31/07/2018 – 8h – Sindicato Rural de Sinop

01/08/2018 – 8h – Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis

02/08/2018 – 7h – Sindicato Rural de Primavera do Leste

03/08/2018 – 14h – Sindicato Rural de Querência