A Tailândia está entre os 5 principais destinos internacionais da produção de soja e algodão de Mato Grosso. Este ano, até o agosto, foram embarcadas 520,917 mil toneladas de soja em grão e 13,902 mil (t) de algodão em pluma para o país asiático, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Nesta quinta-feira (22), uma delegação tailandesa liderada pelo embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol, participou de reunião com o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), no Palácio Paiaguás. Aos representantes oficiais, incluindo membros do Ministério da Agricultura daquele país, foram apresentados o potencial produtivo mato-grossense e o interesse de ampliar e acessar novos mercados e atrair investimentos.
Conforme o embaixador, a Tailândia importa muita soja e algodão de Mato Grosso – respectivamente é 4º principal importador internacional de algodão em pluma e 5º importador de soja do Estado. A relação comercial com o Brasil é equilibrada com a venda de maquinários, que poderiam chegar diretamente a Mato Grosso, disse. “No ano passado mais de 50 mil brasileiros visitaram a Tailândia e apenas 3 mil tailandeses vieram ao Brasil”.
Para o embaixador, é possível intensificar o turismo entre os 2 países e compartilhar a expertise tailandesa nas áreas de gastronomia e hotelaria. “Vemos muitas alternativas de cooperação entre os países (Brasil e Tailândia) e com Mato Grosso”. O embaixador reafirma que atualmente são adquiridos grandes volumes de soja e algodão do Estado, mas entendeu que há outros produtos que poderão ser importados. Entre eles, carnes bovina, suína e de frango, pescado, couro, produtos minerais, madeira e biocombustíveis.
“Podemos crescer muito em parceria. No processamento de comida, na indústria têxtil e de moda, além do turismo. Podemos trocar experiências na área de energia, biocombustíveis, produção de sementes”. O embaixador lembrou que este mês o ministro da Agricultura, Blairo Maggi – que está em missão pela Ásia e retorna ao Brasil no próximo domingo (25) – esteve na Tailândia e destacou a possibilidade de intensificar os negócios entre os 2 países. Para o embaixador, a Tailândia também poderá apoiar Mato Grosso no acesso a mercados internacionais. “Assim como o Brasil tem uma posição estratégica na América do Sul, nós temos na Ásia”.
PROGRAMAÇÃO – Hoje (23), a delegação do Reino da Tailândia se reúne novamente com o governo do Estado sobre os setores de biocombustíveis, ciências e tecnologia, turismo e educação. Também visitará propriedades no interior do Estado para conhecer o sistema de produção de grãos.