USDA confirma caso atípico de doença da vaca louca

Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) anunciou nesta terça-feira, 18, um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como doença da vaca louca

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) anunciou nesta terça-feira, 18, um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como doença da vaca louca, em uma fêmea de 11 anos de idade no Alabama.

De acordo com o USDA, casos classificados como atípicos geralmente ocorrem em animais mais velhos, e surgem raramente e de forma espontânea em rebanhos. O primeiro caso de doença da vaca louca nos EUA era “clássico”, enquanto os outros eram “atípicos”, disse o USDA.

Segundo o departamento, o caso mais recente não altera o status de risco dos EUA para a doença e não deve resultar em problemas no comércio. O animal em questão nunca entrou na linha de processamento e não representou nenhum tipo de risco para a segurança alimentar ou a saúde humana, afirmou o USDA.

Isso não é motivo para preocupação e não deverá influenciar o mercado americano ou gerar barreiras às exportações de carne bovina do país.

Essa é avaliação de Nathan Losey, analista de proteínas animais da AgResource, que afirmou, em nota, que o USDA “foi bem claro em afirmar que o animal não entrou na cadeia alimentar e não apresentou riscos de contaminação ou infecção”.

Fonte: Dow Jones Newswires e Valor Econômico.