Vacinação inicia na terça-feira

Meta é imunizar mais de 29 milhões de cabeças de gado em MT
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

vacina aftosa cA 2ª etapa da campanha nacional de vacinação contra a Febre Aftosa começa na terça-feira (1º) e segue até o dia 30 de novembro. Nesta sexta-feira (28), a ação será lançada em Mato Grosso, onde esperam ser vacinados 29,3 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos.

A campanha de vacinação consiste em duas etapas. A primeira realizada em maio imunizou fêmeas e rebanho mais jovem. Na etapa de novembro, todos os animais, de mamando a caducando, são vacinados. A partir de 2017, será o contrário, todos os animais serão vacinados em maio, em razão de facilidades para o manejo. O gerente de relações institucionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Nilton Mesquita Júnior, avalia que os pecuaristas demonstram engajamento pela vacinação do rebanho. “O índice de participação é de 99,7% dos produtores, o que revela a consciência em prol deste importante trabalho de defesa sanitária do rebanho”. Há mais de 20 anos não são registradas ocorrências de Febre Aftosa em Mato Grosso, fator preponderante para o comércio da proteína animal, tanto no mercado interno quanto no exterior. O custo médio da vacina em Mato Grosso é de R$ 1,20, o que movimenta cerca de R$ 35,160 milhões só com o medicamento.

O pecuarista, ao concluir o processo de vacinação, precisa informar o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) até 10 de dezembro. O envio das informações é realizado nos escritórios locais do órgão. Existe exceção para as propriedades localizadas no baixo pantanal, que têm até 15 de dezembro para fazer a comunicação. O não envio impede a geração da Guia de Trânsito Animal (GTA).