Valor Bruto da Produção pecuária em MT chega a R$ 10 bi

Bovinocultura de corte pode registrar o sexto avanço anual consecutivo do VBP em MT
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A bovinocultura de corte pode registrar o sexto avanço anual consecutivo do Valor Bruto da Produção (VBP), este ano, em Mato Grosso. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estimou no último boletim, que o “montante produzido pela atividade seja de R$ 10,41 bilhões. Apesar dessas seguidas evoluções, o ano de 2016 também pode ficar marcado com o menor avanço anual da série histórica, a variação em relação a 2015 é de 0,67%”.

Segundo a entidade, “a principal justificativa para essa pequena variação para cima do VBP é a expectativa de melhores preços encontrados no ano de 2016, na comparação com 2015. O avanço no VBP só não é maior, pois a oferta de animais ainda mostra-se restrita (principalmente de fêmeas), e isto limita a geração de montante para a atividade”.

Dito isto, cabe segundo o Imea, “ressalva de que ainda nos encontramos em maio, e o segundo semestre ainda se mostra incerto, principalmente no que diz respeito aos confinamentos, e grandes alterações nestes podem afetar diretamente o VBP da atividade”.