Valorização do boi gordo é vista com cautela pelo setor produtivo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A notícia é boa, mas ainda assim o setor pecuário vê com cautela o cenário. De acordo com Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o preço da arroba do boi gordo está aquecido no estado. O motivo, é a alta na demanda por animais prontos para o abate.

De acordo com o acompanhamento do Imea, em uma uma média anual – entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019- chegou a R$ 137,40 o preço da arroba, 4% (R$ 3,00) maior do que o registrado no ano passado. Apesar de ver como positivo a recuperação do setor, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) lembra que o aumento ainda não é suficiente para cobrir todos os custos adicionais que o setor sofreu no último ano. “Vimos um aumento nessa semana, mas precisamos ponderar. Há muito tempo os preços praticados estão baixos e com alta elevação de custo de produção e taxas públicas.’’explica o consultor técnico da Associação, Amado de Oliveira.

O acompanhamento do Imea mostra que o aquecimento na demanda por parte dos frigoríficos, especialmente no fim do ano – movido pelas festividades-, impulsionou esse cenário, fazendo com que as plantas frigoríficas aumentassem sua utilização diária. Já no início de janeiro, apesar da demanda ser menor, ainda assim, foi superior a de 2018.

Outra notícia boa para todo o setor, é a reabertura de uma planta frigorífica desativada há 8 anos no município de Juruena (880 km a noroeste de Cuiabá). A indústria tem capacidade para abater até 12 mil animais por mês. De acordo com Amado, a unidade irá gerar cerca de 300 empregos diretos, sendo de extrema importância para o desenvolvimento da região, que possui um dos maiores rebanhos do estado: cerca de 4,84 milhões cabeças de gado.

A indústria no município de Juruena é a 6° a ser reativada em Mato Grosso em pouco mais de um ano, segundo o Sindicato das Indústrias Frigoríficas (Sindifrigo/MT). E a expectativa é de que pelo menos mais 2 frigoríficos sejam reabertos no 2° semestre deste ano.