Vice presidente da ACRIMAT orienta produtores sobre o FUNRURAL

Entra em vigor nova Lei do FUNRURAL
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Após publicada no Diário Oficial da União de 10 de janeiro a lei 13.606 de 2018, sobre o FUNRURAL, foi fixado em 1,5% a alíquota do FUNRURAL a ser cobrado a partir dessa data (1,2% de FUNRURAL, 0,1% de seguro e 0,2% de SENAR).

Para explicar a nova situação, a rádio Tucunaré e site Acesse Notícias entrevistou o vice-presidente da ACRIMAT, Fernando Conte.

Sobre essa nova lei, Fernando disse que a nova alíquota do FUNRURAL é de 1,5% onde a principal característica está em relação ao retroativo, ou seja, nessa lei vem ainda, um programa de regulamentação do refis da dívida dos últimos 5 anos do produtor rural.

“No abate de boi gordo, as unidades frigoríficas são sub-rogados para reter esse imposto no ato da compra”, informou.

Quando o pecuarista abate o boi gordo, o normal é que a empresa frigorífica retenha esse imposto, sendo imprescindível que o produtor rural veja isso na nota fiscal, onde o valor do FUNRURAL está discriminado e descontado do valor. “Essa é uma obrigação da empresa”, disse Conte.

Na negociação do boi magro, essa negociação passa a ser em relação de pessoa física para pessoa física, então a obrigação de recolher é do vendedor e na relação de venda de pessoa física para pessoa jurídica, a pessoa jurídica também é sub-rogado devendo reter o imposto.

Para Fernando Conte, o FUNRURAL “é um fantasma que ressuscitou sobre as costas do produtor rural, pois entendíamos que era uma página virada, mas o Supremo Tribunal Federal decidiu em março de 2017, que é legítimo, então não há mais Instância superior para recorrer e no momento o pecuarista aguarda modulação dessa decisão sobre o FUNRURAL. Espera-se que nos embargos da decisão do Supremo venha a cair por terra em relação às dívidas retroativas dos últimos 5 anos, que está alcançada nessa nova lei do FUNRURAL e que, se isso acontecer, essa decisão judicial vai migrar para lei, então como ela é auto declaratória, para você participar do refis, o produtor deverá procurar a Receita e informar que vendeu gado nos últimos 5 anos”, comunicou o vice-presidente.

Sexta-feira, dia 26, na Rádio Tucunaré 950 AM no quadro de entrevista do “Repórter Tucunaré”, as 11 horas e 30 minutos, entrevista completa com Fernando Conte sobre a nova lei do FUNRURAL e outras informações relevantes sobre a pecuária.

A frequência da emissora é 950 AM e pode ser ouvida pelo site www.radiotucunare.com.br ou pelo app (IOS e ANDROID)