O pecuarista tem na sua rotina o carrapato como uma das principais preocupações. O parasita é responsável por acarretar prejuízos sanitários e econômicos nas atividades de corte e leite.
Para aprender a controlar e evitar perdas relacionadas a este assunto, o Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA, São Paulo/SP) lançou um vídeo com orientações denominado “Controle de carrapatos em bovinos”.
A iniciativa faz parte do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf). O vídeo aborda problemas como ocorre a transmissão do protozoário babesia e da bactéria anaplasma, causadores da chamada Tristeza Parasitária Bovina, que pode levar o animal a uma anemia profunda ou até mesmo à morte.
O material lembra ainda que o carrapato causa perda de sangue e diminui a produção de leite e carne. Uma infestação de 100 carrapatos em uma vaca, por exemplo, pode causar a redução de até 890 ml de leite por dia na produção.
A pesquisadora científica do IB, Márcia Mendes, afirma que é importante o produtor saber qual é a melhor época para ele fazer o tratamento. “Sabe-se que o carrapato ocorre ao longo de todo o ano. No entanto, na época de maior calor e maior umidade, a infestação fica maior”, explica a bióloga e doutora em Parasitologia.
O secretário Arnaldo Jardim destaca a importância do Prosaf lembrando que “o pequeno produtor e o agricultor familiar são responsáveis por levar alimento de qualidade à mesa da nossa população”, finaliza.
Assista ao vídeo abaixo
[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=Jn50pfyOE5M” width=”640″]