Acricorte aborda tendências, qualidade e oportunidades para a carne bovina no primeiro dia do evento

O evento reuniu cerca de 1.500 participantes
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O primeiro dia do Acricorte teve uma extensa programação, com palestras abordando o cenário político na agropecuária, desafios da produção, qualidade da carne, tendências de mercado, ameaças e oportunidades para a carne bovina. O evento reuniu cerca de 1.500 participantes nesta quinta-feira (09.05), no Cenarium Rural, em Cuiabá. O primeiro palestrante do bloco de palestras do período vespertino, o professor Roberto Roça, falou sobre “o que é carne de qualidade”, que segundo ele, ainda é um tema muito subjetivo para o consumidor e setor produtivo.

“Trouxe os aspectos objetivos da qualidade de carne, como valores sensoriais, nutritivos, tecnológico, principalmente quanto à inocuidade alimentar. Sem dúvida, o pecuarista hoje está mais esclarecido, e participando de eventos como o Acricorte. Ele está atento principalmente ao que o mercado internacional está exigindo da carne brasileira. A carne brasileira é uma carne de qualidade, de boi à pasto, temos diversas vantagens e temos que conseguir colocar a nossa carne no topo mais alto, não só em volume de exportação, mas com qualidade de produto também”, ressaltou Roça.

Na sequência, com o tema “Mato Grosso: vislumbrando o mundo da carne de hoje e do futuro, a médica veterinária Andrea Veríssimo abordou sobre cenário, tipos de consumidor e tendências de consumo. “Eu gostaria que as pessoas refletissem sobre as novas tendências, tanto da exigência do consumidor que tem mais consciência no consumo, preocupado com questões éticas da produção e cuidado com o meio ambiente. A sugestão é que todos os envolvidos na cadeia produtiva incorporem a narrativa de que faz com amor, que cuida do negócio, que não está na atividade para prejudicar o meio ambiente, as pessoas ou os animais. A gente quer produzir alimentos seguros, saudáveis, e garantir confiança para o consumidor”.

Para fechar o primeiro dia, a médica veterinária Márcia Dutra Barcellos, trouxe o tema “O futuro das proteínas: ameaças e oportunidades para a carne bovina”. A palestrante falou sobre o surgimento de novas proteínas. “São mudanças que estão acontecendo pelo mundo, e precisamos estar cientes enquanto produtores de proteína nobre como a carne bovina, de que tem um movimento muito forte de mudança na forma como as pessoas se alimentam. Existe uma busca por mais saudabilidade, longevidade. Está havendo uma mudança no perfil do consumidor mais jovem, alterando toda a dinâmica da cadeia”.

Márcia destaca ainda que existe muito espaço para a carne bovina e que as visões de consumo não precisam ser conflitantes. “Temos que entender que o mundo está evoluindo, e temos que produzir da melhor forma possível, atendendo as demandas que hoje são cada vez maiores em termos de bem-estar animal, sustentabilidade, pontos que Mato Grosso está bastante avançado, mas isso tem que reverberar pelo Brasil inteiro. Temos a obrigação de produzir dentro dos critérios, garantir alimentos que sejam seguros e saudáveis, para conseguir manter o nosso espaço. Temos o grande desafio de entender o que está acontecendo, ter um posicionamento inteligente, alinhado às tendências do mundo, algo que Mato Grosso tem feito muito bem”.

Para o pecuarista de Poconé, Donizete Prado Filho, eventos como o Acricorte são fontes de informação para o produtor evoluir em produtividade, qualidade e rentabilidade no campo. “É uma excelente ideia trazer informação para o produtor rural, que é carente de informação. Precisamos de oportunidade como essa para melhorar o nosso trabalho dentro da fazenda, para produzir mais e ter mais renda. Eu sou a favor de pesquisa, evolução. Sem informação ninguém consegue avançar”.

PROGRAMAÇÃO – Nesta sexta-feira (10.05), haverá mais sete palestras divididas em dois blocos. O evento começas às 08h, com a palestra “O técnico e o prático para maximizar o lucro na propriedade”, ministrada por Marco Gambali. Além do workshop, o evento conta com uma feira de negócios, onde o público pode conferir as novidades tecnológicas oferecidas por empresas de referência do setor. Confira a programação em: https://acrimat.org.br/portal/acricorte-programacao/