Governo de MT destaca importância da Acrimat e pede união para crescimento do setor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A atuação da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) para o fortalecimento da atividade da pecuária de corte foi reconhecida e elogiada pelo Governo do Estado durante evento de posse da nova diretoria da Acrimat, realizada em Cuiabá na última sexta-feira (20.01).

Foram empossados o diretor-presidente da entidade, Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, além dos os demais membros da diretoria executiva, representantes do conselho fiscal e conselho de representantes regionais. O evento reuniu autoridades políticas e do agronegócio.

Leia também: Presidente da Acrimat é empossado com missão de superar os desafios com o novo governo

Representando o Governo do Estado no evento, a secretária-adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT), Luciane Bertinatto, destacou a importância da entidade e pediu que os produtores continuem sendo parceiros do governo para que seja possível promover um crescimento ainda maior do setor, com respeito e credibilidade.

Secretária-adjunta da Sema, Luciane Bertinatto

“O governador Mauro Mendes deu todas as condições para que em quatro anos nós pudéssemos reestruturar todo o órgão ambiental e nós trabalhamos com muito afinco para que Mato Grosso pudesse, cada vez mais, ser respeitado porque ele produz e ele preserva.  Produção e meio ambiente, uma aliança de bons negócios. Esse é o nosso lema”, disse.

Por isso, segundo Luciane, é necessária a colaboração dos produtores rurais para a compreensão do que é o papel da Sema, para que todos os processos ocorram de forma adequada e que o órgão governamental possa validar a produção de Mato Grosso, em especial no que diz respeito à questão ambiental. 

“A Secretaria de Estado de Meio Ambiente tem um papel superimportante, porque o coração de tudo está no Cadastro Ambiental Rural dos Imóveis Rurais, no licenciamento ambiental, para que a gente possa chancelar essa produção para que ela possa atender os mercados internacionais sem barreiras não tarifárias. Sem que a gente seja taxado como criminosos. Esse trabalho é muito importante”, afirmou Luciane Bertinatto.

Ainda, de acordo com Luciane, o Código Florestal já estabelece as normas gerais para produção, aliada a proteção e uso sustentável do meio ambiente – e o produtores ruais do Estado já o segue. Porém, é preciso a união para aperfeiçoar e melhorar o que já vem sendo feito.

“Nós precisamos das entidades, nós precisamos que todos se envolvam. E só tem um jeito, senhores, juntar as forças. Trabalhar em conjunto. Trabalhar junto com o legislativo. Seja na esfera estadual, seja na esfera federal. Trabalhar para que a gente possa observar a legislação que aí está, que a gente possa trilhar novos caminhos com relação a melhorar aquilo que nós já fazemos, né?”, concluiu a secretária-adjunta.

Hoje, Mato Grosso já é referência em produção e comercialização de carne bovina no Brasil e no mundo. O Estado possui o maior rebanho bovino do Brasil, com aproximadamente 32 milhões de cabeças de gado, e é a Acrimat a entidade representativa que atua em todo Mato Grosso há 52 anos em defesa da atividade, realizada com sustentabilidade e eficiência.

Confira a composição da nova diretoria aqui.

Texto: Assessoria de Imprensa da Acrimat  / Foto: Jefferson Eduardo 

Veja mais fotos do evento: